Só “marketing.”

Gostaria de saber, sério, quem foi o “gênio” que inventou essa historia de que contratar jogador de algum limbo futebolístico é marketing. A imprensa não cansa de repetir isso mas nem para pra pensar. “Isso é só marketing”. Agora pensemos um POUCO. O clube contrata alguém de algum lugar bem longe e com bastante dinheiro, com uma economia forte e com possível aumento de mercado esportivo tipo…China. Nossa que ideia “genial”. Se lá tem mais de um bilhão de pessoas, 10% delas consomem futebol (chutando bem alto) se ficarmos com 5% disso já teremos alguns milhões a mais certo? Logico que não. Não é “só marketing”. É estratégia, é planejamento, é sorte e também marketing. Mesmo que de tudo certo, a chance de uma ação como essa virar um sucesso é mínima.

Primeiro, o jogador em questão, vindo de um limbo futebolístico teria que ser o novo “pelé” da China para conseguir ser banco aqui no Brasil. Porque você pensar nessa estratégia genial e colocar o jogador no banco ou só falar q eles pertence a um grande clube brasileiro é no mínimo burrice, afinal de contas, banco de reservas é ruim em qualquer lugar do mundo. Para ele ser rentável, na China, além dele ser titular do time, ele teria que fazer no mínimo o mesmo que fez na China, e assim, futebol chinês é um POUCO diferente do futebol brasileiro. Alguém imagina esse jogador chinês jogando uma taça Libertadores pelo todo poderoso Timão? Acho que não. Pode até acontecer, mas é improvável. Se estou certo ou errado só o tempo dirá.

Mas vejamos um exemplo não muito longe onde fizeram o mesmo com um jogador asiático, Hidetoshi Nakata o mais famoso jogador asiático de “todos os tempos”. Conseguiu bons resultados na Itália, sendo campeão em uma copa da Itália pelo Parma e um campeonato Italiano pela Roma. E olha que estamos falando do mais famoso jogador asiático de todos os tempos. Muitos aqui no Brasil e na Itália nem sabem quem foi. Essa ação de “só marketing” (obvio que eles fizeram mais do que apenas contratar, mas…) deu certo? Foi lucrativa? A Roma e o Parma são mais famosos e populares que o Barcelona e Real Madrid no Japão? Outras perguntas podem ser feitas sobre esse assunto. Quem tem mais torcida no mercado asiático, Corinthians ou Boca Jrs? Será que os asiáticos conhecem Riquelme? E Alex? Eles vendem camisas de seus clubes nesses mercados? E no Japão? Alguém sabe quem é Emerson, Jorge Henrique ou Danilo? E na China? Aprendendo com Real Madrid, Barcelona, Manchester, Lyon dentre outros times.

Acho que existem outras formas de ganharmos mercados emergentes, mais objetivas e menos sonhadoras. Mas ai é outra historia tem que pensar e muito e para isso tem que investir em pesquisa, planejamento mas isso custa caro e hoje em dia nem relógio trabalha de graça.

Francis Spike
twitter.com/fspike

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