Morre Helio Gracie, lenda do jiu-jitsu


Helio Gracie, grande ícone e um dos maiores responsáveis pelo sucesso do jiu-jitsu no Brasil e no mundo, morreu na manhã desta quinta-feira, em casa, no distrito de Itapiava, região serrana do Rio de Janeiro. O enterro está marcado para o cemitério municipal de Petrópolis, às 17h.

Gracie tinha 95 anos e deixa mulher, Vera, e nove filhos, Rorion, Relson, Rickson, Rolker, Royler, Royce, Rherica, Robin e Ricci. Ainda não há detalhes sobre a cerimônia de sepultamento.

“Fiz da dignidade do esporte uma bandeira. Zelo pelo nome da minha família com carinho e nervos de sangue”, disse o mestre, como suas últimas palavras, segundo a revista GracieMag.

Em uma entrevista à mesma revista, Helio Gracie havia declarado. “Já disse aos meus filhos que quando eu morrer quero uma festa. Sem bebida, sem esculhambação”.

Nascido em Belém do Pará, no dia 1º de outubro de 1913, Helio Gracie, ao lado do irmão Carlos, é responsável pela criação do estilo de luta Brazilian Jiu-Jitsu, conhecido mundialmente.

Marcado pelo físico franzino, Helio aprimorou a parte de solo tradicional desse esporte, criando assim o novo estilo.

Dentre algumas lutas marcantes de Helio Gracie, uma de 1955, contra o judoca Masahiko Kimura, no Maracanã. Imobilizado, Helio se recusava a bater no solo (o que indica que o lutador está desistindo) e o rival finalizou a disputa quebrando o braço do brasileiro.

O ato ficou marcado como uma vitória moral de Helio Gracie.


(by Terra)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.